Consciência nos relacionamentos

A Psicoterapia Analítica Funcional (Functional Analytic Psychotherapy – FAP) propõe um modelo chamado ‘Consciência, Coragem e Amor’ como forma de ensinar em uma linguagem mais comum, algumas das habilidades que ensinamos aos clientes quando trabalhamos a maneira como eles se relacionam com as pessoas em suas vidas.

O termo consciência diz respeito ao autoconhecimento, à clareza que se tem da forma como se age no mundo, e dos fatores que influenciam tais ações. Envolve identificar a ação, a situação em que ela ocorre e as consequências que ela produz.

Você pode treinar a consciência sobre como você age nos seus relacionamentos por meio do seguinte exercício:

Sem título

Sobre o exemplo fictício, uma pessoa atenta ao seu comportamento pode observar que ela se sente irritada em várias situações em que recebe crítica, e que ao agir de forma ríspida algumas pessoas constumam elogiá-la por sua coragem de enfrentar aquele que criticou.

É provável que tanto reconhecimento de colegas exerça influência sobre este comportamento ríspido, tornado-o mais provável. Mas em alguns momentos este mesmo comportamento pode trazer consequências problemáticas importantes, como o término de um relacionamento amoroso, a demissão de um emprego, entre outros. Geralmente, são em situações difíceis como essas que as pessoas reconhecem a necessidade de mudança e procuram ajuda profissional.

Então, você (leitor), pode usar o espaço em branco para escolher situações que lhe são importantes e exercitar este raciocínio. A repetição deste tipo de exercício com situações variadas, pode te ajudar a entender um pouco mais sobre você.

Psicóloga Mônica Camoleze – CRP 08/15023

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s