Psicoterapia de casal

O objetivo da terapia de casal é ajudar os parceiros nos problemas do relacionamento, e nas dificuldades de cada um que afeta a relação. O foco das intervenções é na relação entre ambos, por isso as consultas são realizadas com o casal e, eventualmente, de forma individual com cada parceiro.

O primeiro encontro é, idealmente, com o casal. Mas também pode ser com apenas um dos parceiros. Este primeiro encontro e os encontros seguintes são destinados à coleta de informações relevantes para a formulação clínica do caso. Busca-se conhecer a história do casal, o contexto de vida conjugal atual, e como os fatores identificados na história e momento presente de ambos interferem nos problemas atuais.

Após esta etapa, realiza-se uma sessão de feedback da avaliação e proposta de intervenção para o casal.

Os encontros posteriores são destinados ao desenvolvimento das intervenções, e a avaliação continua sendo realizada na medida em que se observa os efeitos das intervenções. De modo geral, o tratamento busca aumentar interações positivas e diminuir interações negativas, por meio do ensino de estratégias de solução de problemas, de estratégias de aceitação sobre como cada um se sente, e de estratégias que aumentam o compromisso de cada parceiro com as mudanças importantes para a relação.

O processo de psicoterapia é encerrado quando os parceiros aprendem a resolver seus problemas, não necessitando mais da ajuda do psicoterapeuta.

O Artigo 20 do Código de Ética Profissional do Psicólogo(a), define que o profissional não pode utilizar o preço do serviço como forma de propaganda. Por isso, para consultar os valores ou outras informações, entre em contato.